revista

Normas de submissão e diretrizes para autores

 

Normas de Submissão

Os autores interessados em colaborar com o periódico devem submeter as suas contribuições exclusivamente por via eletrônica através do formulário abaixo. Ao enviar sua submissão por e-mail é importante que os autores observem as seguintes orientações gerais:

 

• Tenham observado as diretrizes para autores, tendo formatado seus textos nos critérios da revista;

 

• Submetam seus textos sem qualquer identificação ou informação que possa porventura identificá-lo (em função do modo de avaliação adotado pela revista, que é a avaliação por pares cega);

 

• Insiram no espaço ‘Assunto’ do e-mail ‘Submissão de Texto’ e se identifiquem no corpo do e-mail através de nome e sobrenome, formação, área de atuação, vinculação institucional, crédito acadêmico quando necessário e seção para qual se destina (artigo, ensaio, resenhas ou conferência e apresentação);

 

• Submetam os textos em arquivo formato editável (preferencialmente em arquivo Microsoft Word, OpenOffice ou RTF), anexado ao e-mail.

 

• A revista se reserva o direito de conferir prioridade (mas não exclusividade) às publicações originais e inéditas;

 

• A revista se reserva o direito de não publicar as submissões que, porventura, não estiverem em conformidade com as normas acima e também com as diretrizes para autores;

 

• É possível que havendo interesse na publicação de um texto específico por parte da revista e havendo sido apontada pela avaliação por pares cega a necessidade de ajustes ou correções, as mesmas sejam solicitadas aos autores.

 

 

Diretrizes para Autores

Com a finalidade de manter o seu padrão editorial e de oferecer ao público uma publicação de excelência, é necessário que os autores formatem obrigatoriamente suas contribuições às seguintes diretrizes:

 

• Os textos devem ser submetidos em arquivo editável (Microsoft Word, OpenOffice ou RTF);

 

• Número mínimo e máximo de páginas para cada seção:

 

Seção                         Mínimo                         Máximo

Artigos                      15 páginas                     20 páginas

Ensaios                     10 páginas                    15 páginas

Resenhas                    5 páginas                     10 páginas

Traduções                 15 páginas                     20 páginas

Conferências             5 páginas                     20 páginas

 

• Todos os textos devem ser escritos em fonte Times, tamanho 12, com entrelinha 1,5, justificados, com todas as margens (superior, inferior, direita e esquerda) com 3cm e em layout retrato.

 

• Títulos devem ser alinhados à esquerda, em negrito, tamanho 12.

 

• Quando houver uso de divisões de texto (seções ou partes), elas devem ser alinhadas à esquerda, em negrito, tamanho 12.

 

• As citações com menos de 4 linhas devem ser incorporadas no corpo do texto, iniciadas e terminadas com aspas duplas. Já as citações com mais de 4 linhas devem ser destacadas do corpo do texto com margem 3,5; terem tamanho de fonte 10 e não conterem aspas duplas no início e no final.

 

• Exclusivamente para esta revista, todas as referências bibliográficas devem vir em notas de rodapé (formato notas ao pé da página), obedecendo ao seguinte padrão:

(nº da nota)Nome Sobrenome, Título, ano, p. x.

13Jean Laplanche, A Sublimação, 2001, p. 29.

 

• Bibliografias devem seguir ao final do texto e obedecer ao seguinte padrão:

SOBRENOME, Nome. Título. Local: Editora, Ano.

LAPLANCHE, Jean. A Sublimação. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

 

• Em casos de reedições nas quais a obra é comumente referida pelo ano da primeira edição, obedecer ao seguinte padrão para as referências:

13Sigmund Freud, Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), 2006, p. 54.

 

E obedecer ao seguinte padrão para bibliografia:

FREUD, Sigmund. Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905). In FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

 

Em casos de textos sob organização de terceiros, seguir a mesma lógica empregada anteriormente, mas no seguinte padrão:

FREUD, Sigmund. Carta de 09 de dezembro de 1989 (1989). In MASSON, Jeffrey (org.). A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhem Fliess – 1887- 1904. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

 

• O uso de negrito, de sublinhado e aspas (‘simples’ ou “duplas”) para destacar palavras é desaconselhado. Havendo necessidade de destacar alguma palavra, recomenda-se utilizar sempre o itálico. E, em último caso, aspas simples. Aspas duplas devem ser reservadas exclusivamente para citações.

 

• Citações que não indiquem número de página (também conhecidas como citações indiretas) devem ser precedidas, em sua nota de rodapé indicadora, pela indicação do Cf. No entanto, orientamos os autores que sempre procurem indicar as páginas das obras citadas.

 

• O uso do Ibidem é aconselhável. O Ibidem recupera a referência imediatamente citada.

 

• Se o texto for submetido para a seção de Artigos, deverá necessariamente trazer resumos em português e em língua estrangeira (de aproximadamente 100 palavras, com 5 palavras-chave);

 

• Se o texto for submetido para a seção Resenhas, deverá necessariamente trazer uma ficha técnica da obra resenhada (livro, filme, etc.) ao final do texto (nome do autor, título, ano, editora, número de páginas);

 

• Se o texto for submetido para a seção Tradução, deverá necessariamente trazer o nome do autor, título e editora originais ao final do texto. A revista recomenda que traduções venham acompanhadas da autorização do autor ou do editor responsável do texto traduzido;

 

• O uso de ilustrações é facultativo, mas recomenda-se que tenham autorização de uso de imagem sempre que for necessário;

 

• O uso de discussões teórico-clínicas é facultativo e a revista entende que este uso é algo relevante para o desenvolvimento da psicanálise e sua transmissão; no entanto, a orientação da revista nestes casos é dupla. Em primeiro lugar, orienta-se que, ao escreverem seus textos (especialmente para a seção Artigos), os autores confiram ênfase à discussões teóricas e não exclusivamente práticas, já que a proficiência teórica de um artigo é sua qualidade mais almejada do ponto de vista científico. E, em segundo lugar, a revista orienta que se os autores realizarem de fato discussões teórico-clínicas, que então utilizem necessariamente o formato de vinhetas clínicas para tal discussão; não enfatizando demais, desse modo, dados biográficos ou verbalizações muito características que poderiam, porventura, acarretar constrangimentos ou maiores comprometimentos éticos por parte dos autores.

 

• A avaliação das colaborações é sigilosa. De modo que a revista adota o método de avaliação por pares cegos (no qual nem pareceristas conhecem a identidade dos autores, nem os autores conhecem a identidade dos pareceristas que avaliaram seus textos). Havendo necessidade de correções para publicação, os autores serão informados.

Ainda havendo dúvidas quanto à formatação dos textos submetidos, recomendamos que os autores entrem em contato com a Comissão Editorial através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. De modo geral, os textos já publicados servem como parâmetros de formatação dos textos.

Nome*
E-mail *
Telefone*
Endereço completo*
CEP*
Cidade*
CPF*
Títulação completa*
Anexar contribuição*
Arraste e solte o arquivo aqui Procurar arquivos
Enviar contribuição